quinta-feira, 15 de abril de 2010

Em 2011, novo meio de transporte em Santos e São Vicente



Por Willian Guerra

Para que o VLT saia do papel e comece a andar pela Baixada Santista, o Governo do Estado está investindo 21 bilhões de reais até o final de 2010. A iniciativa também tem o objetivo de ampliar, melhorar e integrar o transporte público na região metropolitana. O Governo vem chamando esse projeto de SIM - Sistema Integrado Metropolitano.

Este sistema vem sendo implantado com o objetivo de reestruturar e conseqüentemente, melhorar o sistema de transporte público na Baixada Santista, por conta do VLT operando juntamente com linhas de ônibus municipais e intermunicipais e as ciclovias.

O consultor de transportes na área de tecnologia do Grupo Trends e especialista em VLT's, Peter Alouche, afirma que não só o conforto e a rapidez na viagem, mas sim a de mais ou menos 300 mil habitantes das cidades envolvidas.

Alouche estuda diferentes alternativas de transporte desde os anos 1970. Tem estudos sobre metrôs, monotrilhos, VLT's e BRT's. Por 35 anos, trabalhou na Companhia de Metrô de São Paulo, nas áreas técnicas e de tecnologia. Hoje é membro da Associação Internacional de Transportes Públicos e editor da revista de transportes da Associação Nacional de Transportes Públicos.

De acordo com Peter Alouche, o Metro Leve surgiu amparado pela ideia de garantir um transporte eficiente para uma demanda de média capacidade, desafogar o trânsito urbano e provocar uma reurbanização do entorno. O utilizado na região será por tração elétrica, como o VLT de Brasília, elogiado por Alouche, pois não emite gases poluentes e quase não produz ruídos.

Os semáforos da vias publicas serão controlados eletronicamente para que o VLT seja rápido em seu trajeto. O veículo de transporte gastará apenas nove ou dez segundos para atravessar os cruzamentos públicos. O seu tempo de parada em cada estação será de 20 segundos o percorrerá o trajeto do Terminal dos Barreiros, em São Vicente até o Porto de Santos em aproximadamente 33 minutos.

Na ilustração, você pode acompanhar as estações definidas pela EMTU o qual o Metro Leve deve percorrer.


Imagens: Governo do Estado de São Paulo e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos)

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