quinta-feira, 15 de abril de 2010

Proibido estacionar


Por LG Rodrigues

Quem consegue estacionar?

Mesmo com as dificuldades enfrentadas pela maioria dos motoristas alguns deles ainda conseguem se sair bem quando se trata de arranjar uma vaga para estacionar. O empresário Silvio Matheus Nascimento, de 48 anos, arranjou uma solução própria para evitar transtornos na hora de estacionar o seu Fiat Uno. “De tanto visitar os meus clientes eu já sei como é a situação para estacionar próximo ao estabelecimento de cada um. Faço então um planejamento e deixo os locais mais difíceis de estacionar para o fim do meu dia de trabalho”. Com isso, Nascimento deixa locais como o Centro e Ponta da Praia para ser visitados a partir das 18 horas, quando o trânsito diminui um pouco e se torna um pouco mais fácil estacionar nestes locais.

Nessas horas, ele opta por se utilizar das vagas de zona azul para poder parar o carro com maior tranqüilidade. “Sempre compro um cartão de estacionamento de uma hora de duração em algum estabelecimento comercial”.

E quem não consegue?

Entregar as encomendas da sua empresa gráfica usando o próprio carro era uma rotina quase que diária para Nedir Aparecida Rodrigues, de 51 anos. Ela começou a evitar ao encontrar cada vez mais problemas para estacionar em locais próximos aos clientes que visitava. Com isso, passou a usar menos o carro até que se desfez dele. Agora, as suas encomendas são entregues por motoboys. “Acabou até ficando mais barato”, diz.

A empresária diz que quando usava o automóvel para fazer entregas no Centro ou no Gonzaga preferia não estacionar nas vagas da zona azul: “O tempo que eu levava para descarregar e entregar era custo, logo não valia a pena pagar R$ 1,10 por um período que eu não iria usar. Mas o tempo que eu perdia para encontrar uma vaga já chegava a ser maior do que as viagens que fazia. A situação se repetia também nos fins de semana. Era desgastante”.

Encontrar uma vaga para estacionar se torna desafio até mesmo em bairros residenciais como a Vila Belmiro, por exemplo, onde as ruas em sua maioria estão quase sempre ocupadas por automóveis estacionados em ambos os lados. “É preciso pedir permissão aos moradores para estacionar na frente da garagem de suas casas, caso contrário dá briga ou então colocar o carro num local muito afastado de onde você quer ir”, finaliza Nedir.

0 comentários:

Postar um comentário